Geral São Paulo
Moradores da comunidade na Zona Sul de SP recebem água tratada e coleta de esgoto
Obra da Sabesp irá beneficiar cerca de 3.500 pessoas com mais qualidade de vida e segurança hídrica
23/06/2026 11h22
Por: Praiabook Fonte: Secom SP

Ter acesso à água tratada e coleta de esgoto dentro de casa representa uma transformação na rotina de muitas famílias. Na comunidade Portelinha, no bairro do Campo Limpo, na zona sul da capital paulista, esse cenário está se tornando realidade por meio das obras da Sabesp.

Iniciada em janeiro deste ano, a obra levará saneamento básico para cerca de 3.500 moradores, promovendo mais saúde e qualidade de vida à população local. Com o investimento de R$6 milhões, a previsão é que a nova infraestrutura seja concluída em outubro de 2026.

Mais do que uma obra de instalação de novas redes, o acesso regular à água e ao saneamento reduz riscos à saúde e contribui para a preservação ambiental, evitando o descarte irregular de esgoto em córregos, rios e no solo.

A iniciativa faz parte da estratégia da Sabesp de ampliar o acesso aos serviços essenciais em comunidades historicamente desassistidas e acelerar a universalização do saneamento básico no Estado de São Paulo.

LEIA MAIS: 6 mudanças após a desestatização da Sabesp que melhoraram o saneamento básico em São Paulo

Meta de universalização antecipada

Com a desestatização da Sabesp, concluída em 2024, a meta de universalização do saneamento em São Paulo foi antecipada de 2033 para 2029, quatro anos antes do prazo previsto no Marco Legal.

Para isso, estão previstos cerca de R$ 70 bilhões em investimentos até 2029, parte dos R$ 260 bilhões contratados para toda a concessão, que se estende até 2060.

Em 2025, primeiro ano completo sob controle privado, a Sabesp investiu R$ 15,2 bilhões, ante R$ 6,9 bilhões em 2024. Foi o maior aporte anual da história da companhia e representou alta de 120%.