O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros.
Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans para o Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde.
“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, lembrou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e destacou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou.
A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, ressonância magnética, novas emergências e a requalificação da estrutura da unidade. Hoje, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste.
Entre os pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
Bahia Reta final para placa final 8 aproveitar 8% de desconto no IPVA
Bahia Previsão do Tempo: Litoral da Bahia segue com tempo instável e ventos intensificados neste fim de semana
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
Bahia Secti e Sebrae lançam calendário do BTX 2026 e convidam imprensa para apresentação em Salvador Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo