O Governo do Estado de São Paulo enviará neste domingo (28) um novo contingente para reforçar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela, ampliando o apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país.
A delegação paulista será composta por 16 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em estruturas colapsadas e um integrante da Defesa Civil do Estado, fortalecendo a capacidade operacional da missão brasileira nas ações de resgate, apoio humanitário e coordenação em campo.
LEIA TAMBÉM: Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
Além do efetivo especializado, São Paulo também encaminhará dois geradores de energia de última geração e um equipamento de internet satelital, recursos estratégicos para garantir o funcionamento das operações em áreas afetadas pelo desastre. Os equipamentos contribuirão para a manutenção da infraestrutura de resposta, permitindo maior autonomia das equipes e o restabelecimento das comunicações em locais com interrupção ou comprometimento dos serviços essenciais.
Representando a Defesa Civil do Estado, embarca para a missão o Tenente Ramatuel Silvino, chefe de Operações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Com ampla experiência em gestão de crises, coordenação operacional e gestão de dados em situações de desastre, o oficial atuará no apoio à produção e análise de informações estratégicas, auxiliando o planejamento das operações e a tomada de decisões em campo.
“Estes equipamentos que estamos levando são modernos e ajudarão em situações extremas. Os geradores são eletrônicos e por isso não dependem de combustível, consequentemente não emitem poluentes, com isso, podemos utilizá-los, por exemplo, em um local confinado, pois não há risco de contaminação do ar pela emissão de gases da queima da gasolina”, destaca o Tenente Ramatuel.
A participação paulista reúne profissionais altamente capacitados e com experiência em ocorrências de grande complexidade, seguindo protocolos internacionais de atuação em desastres. O reforço enviado neste domingo complementa o primeiro contingente mobilizado pelo Estado e amplia a contribuição de São Paulo para a missão humanitária brasileira.
Reconhecida nacionalmente pela sua estrutura de monitoramento, capacidade de resposta e integração entre os órgãos de proteção e defesa civil, São Paulo coloca à disposição da missão sua expertise operacional, tecnológica e logística, contribuindo para o salvamento de vidas e o atendimento à população afetada.
A atuação ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional em situações de desastre.
São Paulo Time São Paulo conquista 5 medalhas em etapa do Mundial de tênis de mesa paralímpico
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
Bahia Governo do Estado entrega Mercado Municipal requalificado e autoriza novo frigorífico para fortalecer a economia de Camacã Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado