Tuesday, 23 de June de 2026 20:11
Esportes Esportes

O futuro em quadra: 690 escolas participam dos Jogos Escolares de Santa Catarina em São Miguel do Oeste

A partir desta sexta-feira, 26 de junho, São Miguel do Oeste passa a respirar esporte com a do período oficial da etapa estadual dos Jogos Escolare...

23/06/2026 18h57
Por: Praiabook Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A partir desta sexta-feira, 26 de junho, São Miguel do Oeste passa a respirar esporte com a do período oficial da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), voltada para estudantes-atletas de 12 a 14 anos. São 690 escolas mobilizadas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Extremo Oeste catarinense acolhe a elite do esporte de base do estado, que neste ano traz uma marca impressionante: delegações vindas de 690 unidades escolares catarinenses.

O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura local, vai até o dia 4 de julho.

Ao todo, os jovens talentos disputam medalhas em 16 modalidades, que vão desde os tradicionais futsal, basquete e vôlei, até ciclismo, xadrez e ginástica rítmica.

Para além do pódio estadual, os grandes campeões de cada categoria garantem carimbo no passaporte para representar Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Para milhares de adolescentes catarinenses, a ida ao Extremo Oeste do estado representa muito mais do que a busca por um troféu. Representa a primeira viagem longa, o convívio em alojamentos e o aprendizado prático de valores como respeito e trabalho em equipe.

Com competições divididas em blocos de modalidades individuais e coletivas, o evento se consolida como o maior ecossistema de transformação social por meio do esporte em Santa Catarina.

“Ver atletas de 690 escolas de todas as regiões de Santa Catarina reunidos aqui em São Miguel do Oeste é a prova de que a política de descentralização do esporte dá certo. O Jesc não é apenas um campeonato, é uma ferramenta de inclusão e de transformação social. Estamos trazendo a elite do esporte de base para o extremo oeste com a certeza de que daqui sairão não apenas grandes representantes para a etapa nacional, mas cidadãos mais preparados. É um orgulho ver a força da nossa comunidade escolar”, afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.

Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
Telefone: (48) 99190-9994
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários