A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporte
O governador Elmano de Freitas enviou, nesta quinta-feira (25), à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um Projeto de Lei que trata do termo de fomento e parceria a ser celebrado entre o Governo do Ceará e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O objetivo da parceria é transformar o Centro de Formação Olímpica (CFO) em referência nacional na formação de atletas e paratletas, bem como na realização de eventos esportivos. A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporte.
“Queremos transformar esse Centro em um grande local para o desporto paralímpico brasileiro, servindo a todo país. Teremos uma gestão compartilhada, investimento de acessibilidade. Tive o prazer de conhecer o equipamento que o Comitê tem em São Paulo e o que vamos ter aqui no Ceará é algo muito assemelhado. Teremos um grande Centro, com muito orgulho de ser no Ceará, para servir o desporto paralímpico brasileiro”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O CPB é uma instituição reconhecida internacionalmente pelo êxito na promoção e desenvolvimento do esporte de alto rendimento e do paradesporto. O Comitê também possui ampla experiência na gestão de programas esportivos, formação de atletas e projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência no esporte.

Presidente do CPB, José Antônio Freire, comemorou a iniciativa. “Essa parceria é uma maravilha. É um centro que tem quase as dimensões do centro que temos lá em São Paulo. A gente vai utilizar com muitos eventos, onde a gente pode atender as pessoas com deficiência, a comunidade, com grandes campeonatos a nível de Brasil. Hoje é um dia de muita alegria e esse local será um instrumento para as pessoas com deficiência utilizar usando o esporte como inclusão. Só tenho a agradecer ao Ceará por essa parceria”, comentou.
A iniciativa, portanto, prevê ações conjuntas para ampliar as oportunidades de acesso à prática esportiva, fortalecer a formação de atletas e paratletas, incentivar o surgimento de novos talentos, potencializar a realização de eventos esportivos de grande porte e consolidar o Estado do Ceará como referência nacional.

O titular da Sesporte, Rogério Pinheiro, agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas em todo o trâmite. “É um dia histórico para o desporto do Ceará e do país. Hoje o Ceará se alia ao que há de melhor e da mais competente instituição do paradesporto no Brasil. Todo o desporto nacional ganha com isso. Dobramos o investimento no equipamento, vamos aumentar a capacidade de atendimento, mantendo toda a estrutura e atendimento que já realizamos dentro do CFO. O esporte cearense está muito feliz”, concluiu.
Esportes Fesporte relembra trajetória de Alejo Muniz em seu ano de despedida das ondas do circuito mundial
Ceará Sesporte realiza segunda rodada da etapa estadual dos Jogos Escolares do Ceará
Esportes Brasília inicia contagem regressiva de 1 ano da Copa do Mundo Feminina
Ceará Governo do Ceará e Prefeitura inauguram primeiro estádio de Saboeiro
Piauí Copa Judô Kids Estudantil celebra formação de 300 jovens atletas alunos da rede pública de Teresina neste sábado (27)
Piauí Equipe piauiense do GHC representa o Brasil e garante vaga nas quartas de final do Mundial Universitário de Handebol na França Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas